3+1 bares cervejeiros imperdíveis em Curitiba

Curitiba é uma das cidades mais interessantes do país. Um dos motivos, dentre muitos, é a grande oferta de cervejas artesanais e bares pra lá de interessantes.

Curitiba é uma cidade muito interessante. Parques, jardins botânicos, lagoas, cultura e arquitetura são atrativos comuns para os turistas que visitam a capital paranaense. Mas Curitiba e as cidades que compõem sua região metropolitana se destacam também no campo das cervejas artesanais. Com várias cervejarias de altíssima qualidade, toda vez que vou a Curitiba descubro uma cerveja nova para degustar.
A lista de cervejarias de impacto que estão localizadas em Curitiba e região metropolitana é extensa. Podemos citar, sem pensar muito: Bodebrown, Way, Pagan, Dum, F#%*ing Beer, Palta, entre outras. (Uma lista bastante atual pode ser encontrada aqui). A oferta de cervejas locais é, sem dúvida, uma das maiores do país. Se estiver passando por Curitiba, não deixe de visitar os destinos cervejeiros abaixo (além é claro, de conferir a possibilidade de visitar uma cervejaria ou de participar de um dos muitos eventos cervejeiros disponíveis, como o Beer Train da Bodebrown).

Saiba mais: Aventuras cervejeiras pelo interior do país

1 Hop’n Roll

Um dos mais interessantes bares de cerveja artesanal do país. Sempre com uma ampla carta de cervejas (as vezes mais de 30 rótulos engatados) de alta qualidade. É possível encontrar cervejas locais dos mais variados estilos, regulares e sazonais. Também há oferta de algumas cervejas importadas, como Brooklyn e Delirium. Mas as boas pedidas são mesmo as locais. O bar tem também um menu interessante para harmonizar com as cervejas que oferece.

Nos fundos da casa uma pequena planta de produção cervejeira serve aos propósitos educacionais com cursos. A casa também produz dois rótulos que podem ser degustados e também levados pra casa em garrafas.

Conheça os novos paraísos cervejeiros mundiais: Denver e Portland, EUA

2 Clube do Malte

Balcão do clube do malte: 27 torneiras engatadas no dia desta foto.
Balcão do clube do malte: 27 torneiras engatadas no dia desta foto.

Grande variedade de cervejas de todo o planeta. É a melhor definição do clube do malte. Duas unidades em Curitiba vendem tanto rótulos em garrafa quanto dispõe de torneiras com chopes frescos artesanais. Na unidade do centro são quase 30 torneiras a disposição. A maioria com rótulos das cervejarias locais.

O menu do clube do malte apresenta opções interessantes de sanduíches diferenciados, além de outros pratos que casam bem com todas as cervejas disponiveis.

Como o bar também funciona como distribuidor de cerveja, é possível encontrar alguns gadgets interessantes para se levar pra casa. Se você coleciona objetos sobre cerveja, vale a pena conferir.

3 O Barba

Este não é propriamente um bar de cerveja, mas uma hamburgueria temática que faz questão de harmonizar seus sensacionais hamburgueres com cervejas locais. Esta é uma opção boa para matar a sede, mas principalmente para fazer aquele lanche sem perder a oportunidade de também degustar uma boa cerveja.

O menu tem hamburgueres de vários estilos, sabores e composições. Vai ser difícil escolher, mas o resultado é sempre bom.

Boa cerveja e boa comida: pedida de O Barba em Curitiba.
Boa cerveja e boa comida: pedida de O Barba em Curitiba.

3+1 Cerveja local no aeroporto

Comece e termine a viagem em grande estilo, degustando uma cerveja artesanal no saguão do aeroporto Afonso Pena. Recém reformulado e expandido, o aeroporto conta agora com vários restaurantes, quiosques e lanchonetes. O melhor deles é sem dúvida o Cerveja Local.

Este quiosque fica em frente ao portão 10 de embarque, e apesar de pequeno, é valioso. Passar o tempo de espera pode ser prazeroso na companhia certa de uma boa cerveja. Caso tenha ficado algum rótulo pra trás nas visitas anteriores, aproveite esta última chance para degustar.

Cadastre-se e concorra ao livro The Beer Bible

O quiosque, como  o nome sugere, tem apenas cervejas locais. Taças, growlers e outros mimos também podem ser encontrados. É possível beber a cerveja na hora, pois a maioria encontra-se resfriada. Desde que este quiosque abriu minhas viagens tem sido mais “tranquilas”.