Cerveja em Quadrinhos!

Você gosta de Quadrinhos? E de cerveja? Que tal um livro que conta a história da cerveja em formato de quadrinhos? TOP!

Este é definitivamente um dos livros mais divertidos sobre cerveja que existem. Ao longo dos últimos anos eu venho buscando e adquirindo vários livros relacionados ao assunto, desde livros bem técnicos como livros relacionados a filosofia de boteco, livros sobre como fazer cerveja em casa, etc. Todo tipo de assunto.

Eu adoro ler e portanto leio por diversão, além é claro para aprender algo. Falando de quadrinhos, nunca fui um fã, nem quando criança. Mesmo assim, quando eu comprei este livro me surpreendi. Confesso que o adquiri mais seduzido pela história contada sob outra perspectiva, para compor minhas fontes bibliográficas, sem pensar muito nos quadrinhos. Mas pensando bem, o ponto alto dessa obra é mesmo o lado artítisco.

Review – cerveja em quadrinhos

O livro entitulado “The Comic Book Story of BEER – The word’s favorite beverage from 7.000 BC to today’s craft brewing revolution”, ou na minha livre tradução para o português “A história da cerveja em Quadrinhos – A bebida favorita do mundo de 7.000 a.C. à revolução atual da cerveja artesanal”, é dividido 8 capítulos que contam a história da cerveja desde os tempos antigos até hoje.

São 173 páginas de ilustrações, histórias, gráficos e bastante informação sobre cerveja. Segundo os próprios autores (texto da contra capa), nenhum texto chato e antigo é encontrado no livro (“…no boring, old historical text here…”). De fato os mesmos tomaram o cuidado de promover a história da cerveja em um formato que os amantes dos quadrinhos realmente gostariam de ver. A história é introduzida através de um pequeno texto de pano de fundo, quando um amigo liga pra o outro convidando para um encontro de última hora na casa de um terceiro. Algumas pessoas importantes estarão por lá e eles precisam aproveitar esta chance para conversar e impressioná-los. O amigo então pede para ele ir imediatamente e levar cerveja, mas não aquela “coisa que você bebe…vamos tentar impressionar. que tal tentar algo diferente?”. Daí surge a dúvida: que tipo de cerveja é boa?

O livro "The comic book story of Beer"
O livro “The comic book story of Beer”

A partir daí o livro desenrola a história desde o início, explicando sobre o mundo das cervejas. Os capítulos seguem o passo histórico e cronológico do aparecimento e desenvolvimento da cerveja ao longo da história da humanidade. Mas como já foi falado, nada de histórias chatas. O centro do livro são as ilustrações, gráficos e quadros explicativos, como esta que podemos ver aqui embaixo: a história da cerveja resumida em uma fila de pessoas que representam diferentes culturas e tempos que terminam dentro de um caminhão de cerveja. Muito legal!

A evolução da cerveja
A evolução da cerveja ao longo dos tempos e civilizações

Este livro foi produzido por 3 mentes: um ligado a filmes e televisão, e tem a experiência de ter trabalhado em dois livros gráficos de não ficção; um ilustrador cartunista com vasta experiência em quadrinhos, inclusive tendo trabalhado com o primeiro; e finalmente, um cara do ramo: um cervejeiro – mais especificamente o cervejeiro mestre da Back East Brewing Company, de Connecticut, EUA. Me parece um trio perfeito: um bom produtor, um bom ilustrador e um bom bebedor – digo, conhecedor de cervejas.

O livro conta com um capítulo exclusivo onde explica o processo de produção de cerveja. De forma bem didática e clara, com bastante ilustrações, o processo é explicado do campo ao copo. Bastante informativo e fácil de entender.

Resumo gráfico do processo produtivo da cerveja. Existe um capítulo inteiro detalhando o processo de produção
Resumo gráfico do processo produtivo da cerveja. Existe um capítulo inteiro detalhando o processo de produção

Na sequência o livro segue na história passando pela era medieval, a revolução dos lúpulos, os impérios e a revolução industrial, desenvolvimento da ciência, a proibição (nos EUA) e a história recente, com o renascimento da cerveja artesanal.

Quais são as transformações químicas que originam a cerveja?

Ao longo do texto estilos históricos e relevantes ao contexto são apresentados em uma seção chamada “Meet the Beer”. Nesta página, que é um infográfico completo sobre o estilo,  o leitor tem contato com a história do estilo, origens, contexto e ligação com a versão moderna. Além disso, um quadro explica a relação entre os principais ingredientes, desenvolvendo o perfil de cada estilo em termos de maltes, lúpulos, harmonização com comidas, versões comerciais de exemplo, etc. Um resumão muito bom!

Quadro informativo de estilos. Ao longo do texto os estilos são exibidos em quadros como estes
Ao longo do texto os estilos são exibidos em quadros como estes”Meet the Beer”.

O último capítulo é um resumo da revolução da cerveja artesanal nos EUA, que foi e ainda é amplamente copiada mundo afora. É onde entramos nesta história. Esse livro é definitivamente um dos mais divertidos sobre o assunto. Tanto o entusiasta da cerveja quanto o entusiasta do quadrinhos não podem deixar de ler. O ponto negativo (bem, há controvérsias sobre isso) é que o mesmo não foi (ainda) publicado em português, portanto, está todo em inglês. Mas vale a pena até pra treinar vocabulário!

E aí, gostou?

Você pode adquirir a sua cópia através do link abaixo. No momento desta publicação, encontrava-se com um bom desconto.

 

Você pode também dar uma olhada na nossa página completa de referências bibliográficas sobre cerveja, clicando aqui.

No Brasil, o ilustrador Alex Guenter, de Blumenau-SC, já publicou duas revistas em quadrinhos sobre o tema. Com um trabalho bem interessante, vale a pena dar uma olhada.