Comande uma cervejaria no seu celular

Já pensou em ter sua própria cervejaria? Cuidar das receitas, da produção, das vendas, desenvolver novas receitas ou mercado consumidor, fechar parcerias com a bares, restaurantes e supermercados…enfim, ser dono o do negócio! No Fiz Brewery Management você pode!

A grande maioria dos cervejeiros caseiros ou mesmo aqueles não produzem em casa, mas acompanham o universo da cerveja já desejou ter a experiência de comandar a sua própria cervejaria. O caminho das panelas para uma cervejaria em escala industrial é longo, exige muita dedicação de tempo e dinheiro, e infelizmente, não acontecerá para todos.

Aprenda mais sobre cerveja: conheça o que está disponível no mercado literário

Mas nem tudo está perdido! O jogo Fiz Brewery Management vem pra suprir a sua vontade de ter sua própria cervejaria. No estilo simulador, você entra no papel de um mestre-cervejeiro novato, que inicia suas operações bem pequeno, com equipamentos simples e precisa fazer a coisa dar certo.

O jogo reproduz um ambiente completo de uma cervejaria. Você vai precisar gerenciar a criação das receitas, a produção, a equipe e principalmente, a grana. Isso para conseguir vender suas cervejas nos mais diferentes tipos de mercados consumidores. O jogo é bem completo mesmo.

Ingredientes e receitas disponíveis para produção. Saber o básico ajuda na hora de jogar, mas não é obrigatório.
Ingredientes e receitas disponíveis para produção. Saber o básico ajuda na hora de jogar, mas não é obrigatório.

O jogo

Você vai começar escolhendo seu personagem. Cada personagem tem um conjunto de habilidades, ou craft points, distribuídos entre inteligência, destreza e paciência. Estas são as habilidades que um mestre cervejeiro tem que ter para se dar bem no jogo – e na vida.

Escolhido o personagem, você começa com uma receita básica de cerveja lager pra entender como funciona a construção de uma receita. As receitas e a lista de ingredientes disponíveis ficam lado a lado, e para construir uma receita é só arrastar um ingrediente para a tela da receita. Se tudo der certo, o jogo reconhece automaticamente a nova receita e você já pode partir pra produção. Ao longo do jogo você irá descobrir e aprender a criar novas receitas, além de descobrir novos ingredientes como adjuntos ou elementos que melhoram a produção, como por exemplo, agente de limpeza da cerveja.

Gostou deste jogo? Talvez você goste desta livro também…a história da cerveja em Quadrinhos!

Cerveja pronta: e agora? Agora é vender! Mas pra vender a cerveja você vai precisar de colocar em algum ponto de venda, que pode ser um bar, um pub, um restaurante ou mesmo um supermercado. Cada local de venda tem seu público específico, com características diferenciadas. Em um pub as pessoas podem estar disponíveis para beber de 2 a 3 canecas, enquanto em um supermercado os mesmos podem comprar de 5 a 6 garrafas. Ao mesmo tempo, em um pub o consumidor aceita pagar um markup de até 5 enquanto no supermercado o markup pode ser limitado a 1.9. Além disso, a quantidade de pessoas disponíveis em cada mercado, a quantidade de espaço disponível em prateleira, os estilos aceitos e as taxas variam significativamente em cada lugar, de forma que é preciso estudar a venda. Tal qual na vida real.

Lidar com o mercado é um ponto vital neste jogo: um preço errado e sua cerveja fica encalhada até vencer, resultando em prejuízo. Se você decidir retirar a cerveja da venda também vai ter um grande prejuízo. Se você coloca uma Premium Lager pra vender em um local onde as pessoas bebem apenas IPA, vai ficar encalhado. Para ajudar, existem as pesquisas de mercado que podem ser compradas para cada estabelecimento.

Posicionar a cerveja no mercado requer análises e estudos das diversas variáveis. Do contrário, prejuízo!
Posicionar a cerveja no mercado requer análises e estudos das diversas variáveis. Do contrário, prejuízo!

O jogo não fica limitado a escolher a receita, produzir e colocar para venda. Vários desafios são propostos ao longo da jornada, e alguns são obrigatórios para o avanço do jogo. Por exemplo, você deverá vencer um concurso com sua cerveja Lager de entrada para liberar receitas e mercados. Deverá realizar um volume mínimo de vendas em um determinado ponto de venda para liberar novos locais, e assim por diante.

Além disso, a gestão dos equipamentos e recursos humanos é fundamental para melhoria da qualidade da cerveja. Toda receita produzida tem uma pontuação de qualidade, que pode ser melhorada de várias formas. Uma forma é comprando novos equipamentos. Depois de realizar todos os updates existentes, só vai restar melhorias através de melhoria dos envolvidos no processo. Alguns personagens que você pode contratar para trabalhar na sua cervejaria são verdadeiras figuras, como o Santo Agostinho, um monge alemão que faz cerveja desde o ano 1328! Super paciente, ele contribui bastante pra qualidade da cerveja!

Escolher e gerir bem os funcionários e o papel de cada um no processo faz toda a diferença no produto final.
Escolher e gerir bem os funcionários e o papel de cada um no processo faz toda a diferença no produto final.

Portanto, o jogo é bem desafiador. Dá uma boa noção da realidade que é manter um negócio lucrativo, ainda mais uma cervejaria. Um outro desafio que o jogador pode ter é o inglês, já que há bastante “conversa” e vocabulário específico no jogo, já que se trata de um simulador da área de cerveja. Nada surreal, mas vale até pra dar uma treinada nos termos da área. Disponível parar download por US$ 2,99 na Play Store ou iTunes. Confira o vídeo abaixo sobre o jogo.

Confira

  1. Site do jogo – http://brewfiz.com/
  2. Download na Play Store – Play Store
  3. Download na iTunes – iTunes