Especial de Natal I: Cervejas e Panetones

O panetone é um alimento tradicional da época de Natal; mas a pergunta que se faz é: pode ser harmonizado com cervejas? Alimente-se de cervejas e panetones

Vejamos: panetone é um pão doce, que é tradicionalmente constituído por uma massa doce acrescida de discreta fragrância de baunilha e recheio de frutas secas cristalizadas, tais como: damasco, laranja, limão, figo, maçã, cidra e a uva passa. Ademais, há modernamente várias versões achocolatadas que hoje em dia são muito populares.

Dito isso, o que nós temos, sobretudo, são diversas nuances de dulçor e aromas fenólicos (exemplo, cravo-da-índia) e esterificados (exemplo: frutas, como banana, maças, pêras,etc) e baunilha. Às vezes, podem haver também aromas nutty  oriundos de eventual adição de nozes ou outras castanhas à massa.

Apesar de ser um pão doce, o panetone não é servido necessariamente como sobremesa. Na verdade, ele costuma ser servido durante toda a refeição, seja como tira-gosto ou entrada, ou durante a própria ceia, além da sobremesa. Ou seja, temos que ser versáteis e, portanto, não basta logo ir pensando naquela cerveja “boa de sobremesa”, pois às vezes pode haver uma desarmonia bem gritante (do ponto de vista de quem gosta de deixar tudo harmonizado, já que gosto cada um tem o seu).

Mas, apesar de toda essa diversidade, há um detalhe bacana e muito conveniente, que ainda é desconhecido de um grande número de pessoas: no natal as cervejarias tem um antigo costume de elaborar cervejas especiais para a ocasião, trabalhando-as justamente para combiná-las com as iguarias de grande parte das ceias, e são as chamadas Christmas Ale, ou de uma forma abreviada, Xmas Ale.

Saiba mais sobre as cervejas de Natal em Chegou o Natal: As cervejas Natalinas

O toque natalino dessas cervejas, fica por conta das especiarias que são acrescentadas às receitas mais especiais: noz moscada, cravo, canela, gengibre, dentre outras. Todas, muito adequadas aos pratos que costumam ser servidos nas ceias de Natal. Essas cervejas são verdadeiros coringas da harmonização natalina e vão muito bem com panetone, pão de mel, biscoito de gengibre e carnes assadas e condimentadas, tais como tender e pernil.

bwPortanto, uma primeira dica, seria deixar em sua adega alguns bons exemplares de Xmas Ale. Dentre muitas, há uma altamente recomendável para a ocasião, já que a sua receita foi pensada levando-se em conta o clima tropical brasileiro do período natalino. Estou mencionando a Bamberg Weihnachts.

Trata-se de uma Xmas Ale com 6,0% alc. vol., de aparência avermelhada, cristalina e com boa formação de espuma; aromas de frutas vermelhas, cítricas, lúpulos terrosos, leve caramelo, sutil defumado e sabores correspondentes. A cerveja tem corpo médio, leve acidez e final seco com alta refrescância.

Cervejas de Fazenda: tudo a ver com o Brasil

wbbAlém dela, uma outra sugestão seria algum tipo de fruit beer, como por exemplo a Wells Banana Bread (5.2% alc. vol.), que tem uma base de tradicional bitter inglesa, porém é extrapolada nos aromas frutados e fenólicos por causa da adição de bananas à receita. Essa seria uma boa pedida para acompanhar um panetone nas entradas. Outra opção semelhante seria uma weizenbier (cerveja de trigo da escola alemã), mais fácil de se adquirir na maior parte dos supermercados a bons preços. A parte boa é que ambas são opções que podem ser encontradas no mercado com preços abaixo de R$15,00.

liefmanPor fim, se a escolha for trazer o panetone de sobremesa, sugerimos acompanhá-lo de uma outra fruit beer, a Liefmans Fruitesse (4.2% alc. vol.), que leva frutas vermelhas na receita, boa acidez para equilibrar o dulçor do panetone e uma agradável e refrescante carbonatação. O grande pulo do gato aqui é que esse tipo de cerveja também vai muito bem com os chocotones e, de maneira bastante especial com os de chocolate branco.