Josef Groll, o homem que mudou o mundo

Afinal, quem é Josef Groll? Você deve estar se perguntando o que ele pode ter feito pra mudar o mundo sem constar nos principais livros de história. “Simplesmente” criou a cerveja Pilsen.

A cerveja tem longa história antes de Groll, desde a Suméria antiga, passando pelos mosteiros, lei de pureza alemã (1516) e chegando até o ano de 1838. Dali em diante, a visão do povo tcheco e as ações inovadoras de Groll mudaram a forma como a humanidade iria vislumbrar a cerveja.

Afinal, quem é Josef Groll?

Groll foi um mestre cervejeiro bávaro, nascido na cidade de Vilshofen an der Donau, hoje pertencente a Alemanha, distante 178 km de Munique e 167 km de Pilsen, onde fez sucesso. Filho de mestre cervejeiro, ganhou experiência na cervejaria da sua família, onde pode desempenhar diversos experimentos com as recentes técnicas de produção de cervejas Lager. Era um jovem cheio de ideias em um ambiente tradicional, rígido e nada acolhedor a mudanças. A tradição cervejeira da sua família já remontava a alguns séculos àquela época.

Enquanto isso em Pilsen, no ano de 1838 a cerveja ia de mal a pior. Existiam entre 250 e 300 mestres cervejeiros habilitados a produção comercial de cerveja na cidade. O problema era que a qualidade estava bastante ruim, e a competição entre os pubs era muito acirrada. Naquela época produziam-se dois tipos de cerveja na cidade de Pilsen: as ales escuras e as cervejas de trigo, “brancas”. Além disso, devemos lembrar que a cerveja se degradava rapidamente, e com a grande competição entre pubs e produtores, os estoques ficavam encalhados e as vezes “azedavam”, resultando em cervejas de baixíssimas qualidade.

Os tchecos sempre levaram muito a sério a sua cerveja (são atualmente os maiores consumidores individuais), e em um determinado dia a coisa ficou feia mesmo. Saquearam as cervejarias locais, roubaram muitos barris e despejaram tudo em plena praça central como forma de protesto. Estavam dispostos a tudo. A reação das autoridades locais foi a altura, demonstrando também o quanto a cerveja desempenhava papel importante para a cultura e a economia da cidade. Assim, decidiram construir uma cervejaria local que seria administrada pela cidade, e em 1839 o projeto foi aprovado e começou a sair do papel.

Com a cervejaria encaminhada, era preciso alguém para administrá-la. Um mestre cervejeiro a altura. Então o conselho de Pilsen decidiu realizar algo parecido como uma missão de negócios dos dias atuais na Bavaria e Bohemia, buscando conhecer métodos e alguém que pudesse realizar com maestria o comando da sua novíssima cervejaria. Nesta missão encontraram Josef Groll.

O visionário cervejeiro foi contratado para produzir a cerveja local. Usando novas técnicas de malteação (que permitiram uma torrefação intermediária dos maltes, resultando em cervejas claras), lúpulos tchecos locais (Saaz), a famosa água mole de Pilsen (baixo teor de sais minerais) e uma cepa de leveduras trazida de seus experimentos na cervejaria da sua família, nasceu em 5 de outubro de 1842 a primeira cerveja lager clara de Pilsen, que ficou conhecida como cerveja tipo pilsen.

Pilsner Urquell: a Pilsen original. Dourada, límpida, saborosa - um grande sucesso.
A criação de Josef Groll: a pilsen original. Dourada, límpida, saborosa – um grande sucesso. (Foto no pub da cervejaria em Pilsen, Rep Tcheca)

A nova cerveja – clara, cor de ouro, límpida e linda – foi um sucesso imediato. Refrescante, com um balanço entre maltes e lúpulos, caiu no gosto do povo. De lá pra cá a receita da cerveja Pilsen original nunca mudou, podendo até hoje ser apreciada na cervejaria Pilsner Urquell. Uma visita obrigatória para os amantes de cerveja.

Confira aqui como a cerveja Pilsen era produzida na Pilsen Urquell naqueles tempos.

E como Josef Groll mudou o mundo? Desde a criação de sua cerveja, ela virou referência e começou a ser copiada em toda a Bohemia e Bavaria e posteriormente em todo o mundo. Com um paladar leve e altamente refrescante, caiu no gosto da população mundial e através de sucessivas adaptações virou a cerveja padrão. Mesmo que muitas das cervejas “tipo pilsen” de hoje, principalmente no Brasil, não sejam parecidas com a original, foi a partir dela que tudo mudou. A cerveja do tipo Pilsen ou as suas derivações (todas as pale lager existentes atualmente) são responsáveis pela maioria esmagadora do total consumido de cerveja no mundo.

Portanto, se você já tomou cerveja na sua vida, já sabe o quanto foi Groll fez pelo mundo. E também os cidadãos tchecos!

Quer saber mais?