Medalha de Ouro: o cervejeiro olímpico!

Eugen Stahl Schmidt – mestre cervejeiro da Carlsberg competiu em 2 edições dos jogos olímpicos, sendo medalhista de ouro nos jogos de 1900. Modalidade? Cabo de guerra!

Parece piada mas não é! A Carlsberg é uma cervejaria fantástica, por essência. A história dela se mistura com a história do país e do mundo, e sempre existe uma coisa nova pra se aprender. E não é que até para os jogos olímpicos os mestres cervejeiros da Carlsberg já foram?

O dinamarquês Eugen Stahl Schmidt foi mestre cervejeiro da Carlsberg durante o período de 1885 a 1899. Durante esta fase de sua vida, ele dividiu seu foco entre a Carlsberg e os esportes, tendo fundado vários clubes de prática esportiva em diversas cidades da Dinamarca. Em 1896, co-fundou a Federação Dinamarquesa de Esportes (DIF) do qual foi parte do conselho até o ano da sua morte, 1931.

Carlsberg: cervejas a serviço da sociedade

Reprodução de Twitter da Carlsberg sobre seu mestre cervejeiro medalhista Olímpico!
Reprodução de Twitter da Carlsberg sobre seu mestre cervejeiro medalhista Olímpico!

Um aficionado por esportes, competiu em duas edições das olimpíadas: 1896, em Atenas e na edição seguinte em Paris. A despeito das modalidades em que competiu, ele era mesmo um apaixonado por esportes. Na primeira edição, competiu nos 100m além da competição de tiro esportivo com rifles militares. Ficou em quarto lugar nos 100m na fase de qualificação, sendo eliminado e não avançando as finais. No tiro ficou em décimo segundo lugar. O importante era competir!

Na edição seguinte Eugen participou da competição de Cabo de Guerra – isso mesmo, cabo de guerra já foi esporte e esporte olímpico! Ele estava na equipe mista Dinamarca/Suécia que conquistou nada mais nada menos que o OURO olímpico, registrando seu nome na história dos jogos (veja no quadro abaixo o resumo, extraído do site Sports-Reference.com). Como o próprio site da Carlsberg brinca: “uma modalidade para mestres cervejeiros!”

Jogos Cidade Evento País Posição Medalha
1896 Atenas Rifle Militar, 200m Dinamarca 12o
1896 Atenas 100m Dinamarca 4o
1900 Paris Cabo de Guerra Dinamarca e Suécia 1o Ouro

 

Segundo perfil de Eugen no site Sports Reference, além de atleta e ativo participante em clubes e associações esportivas, o mesmo foi também um autor de livros esportivos, e após deixar a Carlberg, teria trabalhado em uma indústria química na cidade de Aalborg, norte da Dinamarca.

Essa medalha de ouro de um mestre cervejeiro da Carslberg é definitivamente a prova que a cerveja faz parte de toda a nossa história, e pelo visto, continuará nos surpreendendo.

Quer saber mais?

  1. Perfil de Eugen Stahl Schmidt no site Sports Reference
  2. The Olympic-Master – Perfil de Eugen no site da Carlsberg
  3. Perfil de Eugen Stahl Schmidt no site do Comitê Olímpico Internacional
*Crédito da imagem principal do post: https://beerandwhiskeybros.com/