Os novos paraísos cervejeiros: Portland e Denver

Quando o assunto é viagem e turismo cervejeiro, os primeiros lugares que vem a mente de 9 entre 10 cervejeiros são Alemanha e Bélgica. Há ainda aqueles que citam a República Tcheca, Reino Unido e Holanda. No entanto, pouca gente considera os EUA no circuito de países cervejeiros.

Os EUA definitivamente devem entrar na lista de quem quer fazer turismo cervejeiro. É o país que deu início a revolução da cerveja artesanal nos últimos 30-40 anos. Praticamente todos os estados tem estabelecida a cultura do craft beer, com suas cervejarias locais e negócios ligados ao setor como boa opção de visita. Em um olhar mais detalhado, duas cidades se destacam fortemente: Denver, no Colorado, e a campeã cervejeira Portland, no Oregon.

Quer ganhar uma cópia do livro The Beer Bible? Clique aqui

Nestas duas cidades você poderá respirar cerveja 24 horas por dia. Cervejarias, brew pubs, gastro pubs, universidades, escolas e associações cervejeiras estão disponíveis. A cultura da cerveja artesanal é levada a sério. A maioria dos restaurantes tem sua própria cerveja. A quantidade de rótulos disponíveis nas torneiras dos pubs impressiona e convida para uma nova visita, já que é impossível degustar todos em um único dia.

paraísos cervejeiros

Portland, Oregon

Considerada a cidade com mais cervejarias instaladas no mundo, Portland tem a quantidade absurda de 65 cervejarias instaladas em seu território. E considerando-se a região metropolitana – a chamada Portland Metro Area – o número cresce para 96 cervejarias. Isso mesmo: 96!

Olhando assim não parece que a cerveja come solta, não é mesmo!?
Olhando assim não parece que a cerveja come solta, não é mesmo!?

Portland é mesmo a terra da cerveja nos EUA. Esta grande quantidade de cervejarias criou um grande impacto econômico na região, sendo esta a cidade de maior volume financeiro de negócios de cerveja e também de maior volume de produção em todo os EUA. Além disso, está em segundo lugar no ranking de número de cervejarias por cada 100.000 habitantes, com 7,4 por grupo.

Sem dúvida, é um lugar para ser visitado. Além de experimentar várias cervejas, a cidade é preparada para o turismo cervejeiro. Sempre rola um festival ou outro, além de mini eventos como pedal-pub, que é um tour realizado em bicicletas onde os “bebedores” pedalam as bikes compartilhadas enquanto o guia (este sóbrio) “pilota” a bike até o próximo pub. Além disso, Portlando é considerada uma das cidades com melhor estrutura para pedestres, facilitando o turismo a pé. Pode-se ir de bar em bar a pé experimentando o que conseguir provar.

Denver, Colorado

A capital do Colorado respira cultura cervejeira. Foi por lá que boa parte da cultura cervejeira como conhecemos hoje foi iniciada. A sede da Brewers Association fica em Boulder, da região metropolitana de Denver. Figuras ilustres da revolução da cerveja artesanal viveram ou ainda vivem em Denver e arredores, o que faz da cidade um ótimo destino cervejeiro.

Saiba mais sobre a revolução da cerveja artesanal

Wynkoop Brewery, Denver. Lugar de ser feliz.
Wynkoop Brewery, Denver. Lugar de ser feliz.
Fachada convidativa do Yard House: Word's largest selection of draft beer.
Fachada convidativa do Yard House: Word’s largest selection of draft beer.

No centro, agora revitalizado, vários pubs, restaurantes e cervejarias se estabeleceram. O governador do Colorado e ex- prefeito de Denver, John Hickenlooper, é também o fundador da Wynkoop Brewing, uma cervejaria estabelecida próxima a estação central de trem que reúne um só lugar toda a atmosfera de felicidade e alegria dos tradicionais pubs. No piso superior, mesas de sinuca e jogos. No piso inferior, bar e mesas para apreciar boa comida e cerveja. No subsolo, a cervejaria.

Uma imensa quantidade de pubs, restaurantes e ampla oferta de cervejas disponíveis podem ser acessadas em um tour pelo centro da cidade, a pé, assim como em Portland. Pubs como The Yard House, com uma imensa seleção de cervejas de todo o mundo, existem a cada esquina. Somente em Denver são 58 cervejarias e brew pubs disponíveis. Sem falar que nos arredores da cidade você encontra várias cervejarias interessantes que valem a visita.

Por fim, Denver é a sede do maior festival de cerveja dos EUA, o Great American Beer Festival, que reúne gente e cervejas do mundo todo, em uma grande que está para os cervejeiros americanos como a Oktoberfest está para Munique/Alemanha.

Sala de jogos.
Sala de jogos.

Não se pode negar que estas duas cidades são excelentes exemplos de como os EUA agora fazem parte das principais rotas de turismo cervejeiro no mundo. Não vale a pena deixar esta opção de lado, já que para muitos brasileiros é até mais fácil ir aos EUA que a Europa, por questões de custos e oportunidades. Se for caçar cervejas nos EUA, comece por estas cidades!

Já está participando da promoção do Cerevisiae e concorrendo a uma cópia do livro The Beer Bible? Participe aqui