Viagem: 6 Cervejas e Bares na Colômbia

Nos últimos anos a Colômbia vem se destacando no cenário internacional. Desenvolvimento econômico e social, estabilidade política, fim dos confrontos históricos e bastante coisa interessante pra mostrar pro mundo.

Por muito tempo a Colômbia foi sinônimo de violência, conflitos e confusão. Viajar pra Colômbia era algo inimaginável, alguma coisa como pensar em visitar a Síria nos tempos de hoje. Mas isso vem mudando desde que o país decidiu enfrentar o crime organizado de frente e mudou o rumo da sua história.

Hoje em dia a Colômbia é um grande destino turístico na América do Sul. Com cidades interessantes, paisagens e cultura diferenciada, vale a pena se aventurar por lá. Mas, se você vai viajar pra Colômbia, vai conseguir degustar alguma cerveja artesanal?

A resposta é sim. Várias cervejarias tem surgido em território colombiano. Embora ainda tímido se comparado aos EUA e até mesmo ao Brasil, é possível degustar boas cervejas e até mesmo visitar cervejarias artesanais bem interessantes. Vamos a lista:

1. BBC – Bogotá Brewing Company, Bogotá.

Com vários pubs espalhados por Bogotá e nas principais cidades colombianas, a BBC é a principal cervejaria artesanal da Colômbia. Além de ser a maior, focou em espalhar seus bares por toda Bogotá. É fácil achar uma perto de você, e em um fim de tarde é uma boa opção. Os estilos de cerveja são variados e de boa qualidade. A decoração é bem legal, baseado em pubs ingleses. Recomendo a cerveja Monserrate Roja, uma Red Ale muito boa.

Brasil e Colômbia: a aventura da cerveja artesanal

Balcão da Bogotá Brewing Company, no centro de Bogotá, próximo ao museu do ouro
Balcão da Bogotá Brewing Company, no centro de Bogotá, próximo ao museu do ouro

2. Statua Rota, Bogotá.

Ale com gengibre da Statua Rota
Ale com gengibre da Statua Rota

Um brewpub localizado em Bogotá que se esforça pra divulgar a cultura da cerveja artesanal na Colômbia. O local tem uma bela decoração e é bem frequentado. Só tem um bar, então se você estiver longe e sem tempo, arranje um jeito e passe por lá mesmo assim. Uma das diferenças deste brewpub é que procuram harmonizar todas as suas cervejas com pratos com ingredientes locais. Experimente o chorizo com vegetais, ambos grelhados com a Pilsen da casa. Outra cerveja interessante é a Daruta, uma strong ale com gengibre.

3. Brew House, Medelín

bh

Um brewpub interessantíssimo em Medellín. Com grande variedade de cervejas internacionais no cardápio, apresenta também amostras da cervejaria artesanal colombiana e até mesmo caseira. O pub tem sua cerveja própria, mas se você for em um dia depois dos dias com shows não espere encontrar a cerveja da casa, pois a turma simplesmente não deixa sobrar. O bar tem um pequeno espaço onde artistas se apresentam, então alguns dias são realmente bem movimentados. Experimentei uma cerveja da 20 Mission, uma cerveja caseira local. Isso mesmo, é possível experimentar cervejas caseiras nos bares especializados na Colômbia.

Participe da promoção que vai sortear um cópia do livro The Beer Bible

4. Medellín beer Factory, Medellín

Este é outro pub de Medellín onde é possível experimentar uma grande variedade de cervejas artesanais. Com uma carta com mais de 50 cervejas e público sempre animado, vale a pena conferir.

5. 3 Cordilleras, Medellín

Uma cervejaria que eleva o nível das cervejas artesanais na Colômbia. Com um perfil totalmente alinhado ao movimento da revolução da cerveja artesanal, desponta como uma das melhores do país. Seu nome foi inspirado nas 3 grandes cordilheiras que cortam a Colômbia, e o nacionalismo local parece ser uma boa fonte de inspiração atrelada aos valores do povo colombiano. A cervejaria possui 5 rótulos: da tradicional APA até uma Fruit Beer que utiliza frutas vermelhas na sua receita, todas com nomes ligados as origens étnicas do povo colombiano: Blanca, Mestiza, Negra, Mulata e Rosada.

6. Club Colombia, disponível em toda a Colômbia

Roja, uma cerveja justa.
Roja, uma cerveja justa.

Não podia faltar. As cervejas da Club Colombia são bem populares. Simples também, mas nem por isso podem ser ignoradas. Não podem ser consideradas artesanais mas também estão mais distantes das cervejas de massa que uma comum. Em três “versões”: roja, negra e dorada, faz bem o papel de cerveja do trabalhador colombiano. Está naquele barzinho normal e vai tomar uma cerveja? Club Colombia. Deu sede e não tem nenhuma interessante por perto? Club Colombia. Enfim, uma opção sempre disponível e razoável, especialmente a roja, algo próximo a uma Vienna Lager.

Não vai faltar cerveja pra provar na Colômbia. Do momento da minha viagem para a Colômbia, em março, até hoje, provavelmente já deve ter surgido alguma outra opção. Portanto, !Salud!