Saudade de quem fica é essencial

Na jornada por experimentar novos estilos e rótulos, ignorar o que produzimos é criar um prazer efêmero e utópico

Eu adoro experimentar novas cervejas. Os namorados sabem que de tempos é necessário um recomeço, mesmo que singelo, no relacionamento. Penso que processo similar ocorre com quem gosta de degustar cervejas, ou seja, sempre é preciso um recomeço e isso me motiva na busca. Quem me dera se eu pudesse viver apenas disso. Em qualquer viagem que eu faço eu busco sempre experimentar o máximo de cervejas, estilos e suas variações nos locais onde estou. Ao chegar em um aeroporto, por exemplo, o espírito da busca cervejeira assume o comando.

Colômbia x Brasil: aventura no mundo das artesanais

Mas antes de me aventurar mundo afora, tenho um ritual: apreciar uma cerveja local bem feita. E porque? É uma espécie de lubrificação, aquecimento, preparação para as novas sensações. Mas é também uma forma de manter o vínculo com a minha terra natal: deixar algo valioso pra trás é certeza de que o retorno será prazeroso. Temos uma forte sensação neste mundo cervejeiro que tudo que é de fora é muito melhor do que o nosso, e de certa forma isso foi verdade por muito tempo. Mas temos aqui também muita qualidade e muita história, mesmo que recente, que garante um regresso interessante. Dessa forma, o que é momentâneo não vai tomar o lugar do que é nosso. Além disso, esta última degustação em solo caseiro cria um contexto para a jornada cervejeira e pela busca de novas sensações, sabores e histórias, além de horizontes e conceitos. Me faz calibrar a mente para as novas experiências.

Backer Bohemian Pilsen (Pilsner - Other)

Bohemia Pilsen da Backer é como eles mesmo definem “uma cerveja de cor clara, leve em corpo e teor alcoólico, com aromas de lúpulos típicos da região. Os lúpulos nobres, da variedade Saaz, são a grande estrela desta receita.” É uma cerveja de sabores simples, e é isso que a faz ser ótima para este exemplo (do suporte as cervejarias locais). A Backer é uma cervejaria de Belo Horizonte, que produz vários estilos e tem um custo benefício excelente. E na sua cidade, tem alguma “Backer”? Você já experimentou todas?

Check in no Untappd

Nesta minha última viagem, reparei que outras pessoas também degustam algumas cervejas de qualidade enquanto esperam por seus vôos, seja no saguão ou nas salas de embarque. Ainda bem que temos esta oportunidade por aqui. É muito bom poder ter esta referência de casa na saída: a saudade de quem fica é essencial.

Assim saio tranquilo e feliz para experimentar novas sensações. Que ótimo é poder experimentar um novo estilo ou provar na fonte aquela cerveja tradicional que conhecemos somente as versões engarrafadas e batidas do transporte em navios! Todas as histórias e sensações completam e criam um novo paradigma cervejeiro pra quem vive este tipo de experiência. Frequentemente eu me recordo das incríveis sensações que tive quando provei diretamente do barril aberto no topo uma Pilsner Urquell na sua fábrica. Ou de quando me refresquei com uma London Calling IPA da Wynkoop Brewery, um brewpub de Denver. Sempre que me recordo destes eventos é porque a experiência é similar e marcante como foram estes. É o que me motiva a uma nova busca.

Os fatores que encarecem a cerveja artesanal

suporte sua cerveja local

Tudo isso é muito bom mas o retorno pra casa é obrigatório. Tudo passa, e ao retornar o que temos em mãos? Possivelmente as mesmas possíveis experiências com as nossas cervejas, dado a saudade que ficamos da nossa terra, e a vontade de degustar tudo de novo, por mais repetidas que sejam. A saudade de quem fica é essencial.

Por isso é que atualmente eu busco muito mais experimentar as nossas cervejas que outras de fora do país. É claro que esta experiência e possibilidades estão mais fáceis agora, já que temos muitas cervejarias e cervejas locais disponíveis no seu empório local, na própria fábrica ou pelos brewpubs das cervejarias, ou mesmo nas lojas online. E para que isso seja uma realidade não somente hoje como também daqui a alguns anos, é preciso darmos suporte as cervejarias locais. Como? Consumindo e apreciando seus produtos!